Seguidores

segunda-feira, 5 de março de 2012

Faça um spa para seus pés !

Os pés suportam o peso do nosso corpo e nos levam para todos os lugares. Mas, no final do dia, também reclamam do cansaço, incham e pedem socorro. Se prestarmos atenção a eles e dermos os cuidados que precisam, somos recompensados por uma grande sensação de bem-estar.
Segundo a terapeuta corporal Leila de Souza Pinto*, é possível fazer em casaalguns procedimentos para aliviar a tensão e as dores, tantos nos pés quanto nas pernas, usando alguns ingredientes da nossa cozinha. "Não é preciso ter um arsenal de produtos. Alguns ramos de alecrim, sal e óleos essenciais são suficientes para deixar esta região do corpo macia e descansada", diz ela.
Para começar a sessão de spa em casa, faça uma generosa esfoliação. Você pode usar um produto pronto, facilmente encontrado em farmácias e lojas de cosméticos, ou se preferir preparar uma receita caseira : junte um pouco de sal marinho com óleo de gérmen de trigo ou azeite. "É ótimo para fazer a renovação celular".

Em seguida, prepare um escalda-pés , aquele mesmo que sua avó costumava fazer. Coloque em uma bacia quatro litros de água quente (atenção, não é água fervendo), seis gotas de óleo essencial de lavanda, seis gotas de óleo essencial de alecrim e seis gotas de óleo essencial de tomilho.

Se não conseguir encontrar todos estes óleos substitua por um punhado de sais de banho ou sal grosso. Outra dica é colocar bolinhas de gude no fundo da bacia para uma suave massagem na planta dos pés. "Descanse por cerca de vinte minutos e depois seque bem."

Para finalizar, aplique um creme hidratante e aproveite para massagear bem toda a região. Pressione especialmente a planta dos pés e os dedos. Ao terminar, calce meias grossas para mantê-los bem aquecidos e deite-se deixando as pernaselevadas e apoiadas em algum lugar, para estimular o retorno venoso e aliviar as dores nas pernas.

A hidratação é fundamental para manter a beleza dos pés. Os cremes mais indicados são os formulados especialmente para esta região do corpo e que contenham em suas fórmulas substâncias como uréia e óleo de sementes de uvas.

Quando termina o verão, os pés, super expostos nas sandalinhas e chinelos, ficam mais escondidos em sapatos fechados, botas e tênis. Mas nem por isso podem ser esquecidos e deixar de receber os cuidados que merecem . Afinal, ninguém gosta de olhar para pares maltratados, cheios de calosidades e com os calcanhares rachados.
No dia-a-dia, lembre-se de manter os pés longe da umidade para evitar a proliferação de fungos. Ao sair do banho, seque entre os dedos com papel higiênico ou lenço e finalize com o ar quente do secador de cabelos.

Quando for ao salão de beleza, não se esqueça de verificar se os utensílios (alicates e tesouras) são esterilizados em estufas próprias. Viu como é fácil ter pés lindos, macios e invejados? Basta cuidar muito bem deles!

BJS A TODOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário